As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151640
Resumo: As Vestes do Corpo e da Melancolia na poesia de Autoria Feminina pretende analisar de que maneira três poetas, da metade do século XX, sulamericanas, costuraram suas obras poéticas de alguma forma, em comunhão. São poetas que levaram o título de ausentes do mundo, alheias às rupturas, individuais e egoístas, quando este trabalho descobriu exatamente ao contrário; suas obras estavam emaranhadas dentro de uma rede maior, continental, porém, uma rede formada somente por mulheres escritoras. Dentro dessa rede, nasceu uma sub-rede entre as três poetas em questão: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa. Assim, uma ciranda literária se formou em torno de temas, símbolos e mitos comuns. O corpo de mulher, visto como ausente para uma crítica falogocêntrica, agora é o protagonista de uma nova estética, a estética da ternura que traz em si, a força da melancolia. Melancolizar-se na escritura, eis o que é escrever com ternura para as nossas poetas e onde o corpo transfigura-se na paisagem para que as sensações possam transbordar a palavra. A palavra será a grande luta de todas as três, porque em sua composição carrega conceitos que não foram criados pelas mulheres. Para escrever como mulher, neste sentido, nossas poetas terão que buscar a origem, o mito, o sussurro, a oralidade murmurada que resgata o início de todos os inícios. Enquanto, em relação ao contexto da tradição, a busca será pela mãe literária — a poeta referencial para que elas possam construir uma nova tradição, só que agora, a de autoria feminina.
id UNSP_3cfc76cd83a78ad07e8b87be0d58b4a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151640
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta LisboaLas vestes del cuerpo y de la melancolia en la poesía de autoría femenina: Cecilia Meireles, Gabriela Mistral y Henriqueta LisboaThe robes of body and melancholy in female poetry: Cecília Meireles, Gabriela Mistral and Henriqueta LisboaLe vesti del corpo e della melanconia nella poesia femminile: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta LisboaPoesiaLiteratura de autoria femininaRede entre escritorasCorpo e melancoliaPoesíaLiteratura de autoria femeninaRed entre escritoresCuerpo y melancoliaPoetryWomen's authorship literatureWriters' networkBody and melancholyAs Vestes do Corpo e da Melancolia na poesia de Autoria Feminina pretende analisar de que maneira três poetas, da metade do século XX, sulamericanas, costuraram suas obras poéticas de alguma forma, em comunhão. São poetas que levaram o título de ausentes do mundo, alheias às rupturas, individuais e egoístas, quando este trabalho descobriu exatamente ao contrário; suas obras estavam emaranhadas dentro de uma rede maior, continental, porém, uma rede formada somente por mulheres escritoras. Dentro dessa rede, nasceu uma sub-rede entre as três poetas em questão: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa. Assim, uma ciranda literária se formou em torno de temas, símbolos e mitos comuns. O corpo de mulher, visto como ausente para uma crítica falogocêntrica, agora é o protagonista de uma nova estética, a estética da ternura que traz em si, a força da melancolia. Melancolizar-se na escritura, eis o que é escrever com ternura para as nossas poetas e onde o corpo transfigura-se na paisagem para que as sensações possam transbordar a palavra. A palavra será a grande luta de todas as três, porque em sua composição carrega conceitos que não foram criados pelas mulheres. Para escrever como mulher, neste sentido, nossas poetas terão que buscar a origem, o mito, o sussurro, a oralidade murmurada que resgata o início de todos os inícios. Enquanto, em relação ao contexto da tradição, a busca será pela mãe literária — a poeta referencial para que elas possam construir uma nova tradição, só que agora, a de autoria feminina.La ropa y la melancolía corporal en las mujeres autoría de la poesía tiene como objetivo examinar cómo los tres poetas, la mitad del siglo xx, américa del sur, se cosió la poesía, de alguna manera, en la comunión. Son poetas que tomaron el título lejos del mundo, ajenos a las fracturas, individuales y egoístas cuando este trabajo se ha encontrado exactamente lo contrario; sus obras estaban enredadas dentro de una red más amplia, continental, pero una red formada únicamente por mujeres escritoras. Dentro de esta red, nació una subred entre los tres poetas en cuestión: cecília meireles, gabriela mistral y henriqueta lisboa, en el que el tamiz literario formado en torno a temas, símbolos y mitos comunes. El cuerpo de la mujer, vista como ausente por una crítica falogocentrica, ahora es el protagonista de una nueva estética, la estética de la ternura que trae consigo, la fuerza de la melancolía. Melancolizar en la escritura, que es lo que es escribir con ternura para nuestros poetas y donde el cuerpo se transforma en el paisaje de modo que los sentimientos pueden derramarse sobre la palabra. La palabra es la gran lucha de los tres, debido a su composición lleva a conceptos que no fueron creados por las mujeres. Para escribir como mujer, en este sentido, nuestros poetas tienen que buscar el origen, el mito, el susurro, la oralidad en voz baja que rescata el comienzo de todos los comienzos. En comparación con el contexto tradicional, la búsqueda será la madre literaria -un poeta de referencia para que puedan construir una nueva tradición, pero ahora, los autores de sexo femenino.The Vestes of the Body and Melancholy in the Feminine Authorship poetry analyze how three South American poets, from the mid-twentieth century, stitched together his poetic works in some way, in communion. They are poets who took the title of absent from the world, oblivious to the ruptures, individual and selfish, when this work discovered exactly the opposite; his works were entangled within a network however, a network composed only of women writers. Inside of this network, a subnet was born between the three poets in question: Cecília Meireles, Gabriela Mistral and Henriqueta Lisboa. Thus, a literary ciranda formed around of common themes, symbols and myths. The woman's body, seen as absent for a criticism, is now the protagonist of a new aesthetic, the aesthetics of tenderness which brings in itself the force of melancholy. Melancholy in scripture, that's what it is to write with tenderness for our poets and where the body is transfigured in the landscape so that the sensations can overflow the word. The word will be the great struggle of all three, because in its composition it carries concepts that were not created by women. For writing as a woman, in this sense our poets will have to search for the origin, the myth, the whisper, the murmured orality that rescues the beginning of all beginnings. While in relation to the context of tradition, the search will be for the literary mother - the reference poet for that they can build a new tradition, only now, that of female authorship.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 142017/2013-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]2017-09-19T18:15:17Z2017-09-19T18:15:17Z2017-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15164000089194533004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:24:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:24:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
Las vestes del cuerpo y de la melancolia en la poesía de autoría femenina: Cecilia Meireles, Gabriela Mistral y Henriqueta Lisboa
The robes of body and melancholy in female poetry: Cecília Meireles, Gabriela Mistral and Henriqueta Lisboa
Le vesti del corpo e della melanconia nella poesia femminile: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
title As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
spellingShingle As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]
Poesia
Literatura de autoria feminina
Rede entre escritoras
Corpo e melancolia
Poesía
Literatura de autoria femenina
Red entre escritores
Cuerpo y melancolia
Poetry
Women's authorship literature
Writers' network
Body and melancholy
title_short As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
title_full As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
title_fullStr As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
title_full_unstemmed As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
title_sort As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa
author Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]
author_facet Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morelato, Adrienne Kátia Savazoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Literatura de autoria feminina
Rede entre escritoras
Corpo e melancolia
Poesía
Literatura de autoria femenina
Red entre escritores
Cuerpo y melancolia
Poetry
Women's authorship literature
Writers' network
Body and melancholy
topic Poesia
Literatura de autoria feminina
Rede entre escritoras
Corpo e melancolia
Poesía
Literatura de autoria femenina
Red entre escritores
Cuerpo y melancolia
Poetry
Women's authorship literature
Writers' network
Body and melancholy
description As Vestes do Corpo e da Melancolia na poesia de Autoria Feminina pretende analisar de que maneira três poetas, da metade do século XX, sulamericanas, costuraram suas obras poéticas de alguma forma, em comunhão. São poetas que levaram o título de ausentes do mundo, alheias às rupturas, individuais e egoístas, quando este trabalho descobriu exatamente ao contrário; suas obras estavam emaranhadas dentro de uma rede maior, continental, porém, uma rede formada somente por mulheres escritoras. Dentro dessa rede, nasceu uma sub-rede entre as três poetas em questão: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa. Assim, uma ciranda literária se formou em torno de temas, símbolos e mitos comuns. O corpo de mulher, visto como ausente para uma crítica falogocêntrica, agora é o protagonista de uma nova estética, a estética da ternura que traz em si, a força da melancolia. Melancolizar-se na escritura, eis o que é escrever com ternura para as nossas poetas e onde o corpo transfigura-se na paisagem para que as sensações possam transbordar a palavra. A palavra será a grande luta de todas as três, porque em sua composição carrega conceitos que não foram criados pelas mulheres. Para escrever como mulher, neste sentido, nossas poetas terão que buscar a origem, o mito, o sussurro, a oralidade murmurada que resgata o início de todos os inícios. Enquanto, em relação ao contexto da tradição, a busca será pela mãe literária — a poeta referencial para que elas possam construir uma nova tradição, só que agora, a de autoria feminina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T18:15:17Z
2017-09-19T18:15:17Z
2017-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151640
000891945
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/151640
identifier_str_mv 000891945
33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790327042473984