Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197 |
Resumo: | O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural. |
id |
UFAM_bc92b35d6a422fc65f1a415830bbe704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7197 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígenaThe Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school educationEscolas indígenasÍndios MuraRelações culturaisFormação de professoresEducação multiculturalCIÊNCIAS HUMANASO texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.The text draws an approach on the Mura school education that lives in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas, in the context of the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in the native village of São Félix, Km 94 of AM- 254, access by BR-319, starting from the entrance of the municipality of Careiro Castanho. The study uses a field research (previous moment), bibliographical and documentary, of qualitative approach. We used as instruments the collection of data from participant observation records (Pibic / UFAM / FAPEAM survey), published articles of the same and legal documents of Mura school and teacher training courses. The research aims to understand if the material "Recitations Dictionaries of Medicinal Plants of the village of São Félix", promote dialogues between the school community (students, teachers, parents and leaders) and non - indigenous, from the perspective of intercultural education.CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoMuitos campos (opcionais) a preencher (opcional), mas torna o preenchimento mais demorado.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaJustamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Rodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Lima, Osmarina Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918Dorzanio, Andreza da Silvahttp://lattes.cnpq.br/83295285331634222019-06-06T20:38:47Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-07T05:03:46Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-07T05:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena The Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school education |
title |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
spellingShingle |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena Dorzanio, Andreza da Silva Escolas indígenas Índios Mura Relações culturais Formação de professores Educação multicultural CIÊNCIAS HUMANAS |
title_short |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
title_full |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
title_fullStr |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
title_sort |
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena |
author |
Dorzanio, Andreza da Silva |
author_facet |
Dorzanio, Andreza da Silva http://lattes.cnpq.br/8329528533163422 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8329528533163422 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Justamand, Michel http://lattes.cnpq.br/7981122122060818 Rodrigues, Renan Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5718379036623772 Lima, Osmarina Guimarães de http://lattes.cnpq.br/8593296452319918 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorzanio, Andreza da Silva http://lattes.cnpq.br/8329528533163422 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas indígenas Índios Mura Relações culturais Formação de professores Educação multicultural CIÊNCIAS HUMANAS |
topic |
Escolas indígenas Índios Mura Relações culturais Formação de professores Educação multicultural CIÊNCIAS HUMANAS |
description |
O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-06T20:38:47Z 2019-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197 |
identifier_str_mv |
DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234118603079680 |