Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorzanio, Andreza da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
Resumo: O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.
id UFAM_bc92b35d6a422fc65f1a415830bbe704
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7197
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígenaThe Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school educationEscolas indígenasÍndios MuraRelações culturaisFormação de professoresEducação multiculturalCIÊNCIAS HUMANASO texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.The text draws an approach on the Mura school education that lives in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas, in the context of the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in the native village of São Félix, Km 94 of AM- 254, access by BR-319, starting from the entrance of the municipality of Careiro Castanho. The study uses a field research (previous moment), bibliographical and documentary, of qualitative approach. We used as instruments the collection of data from participant observation records (Pibic / UFAM / FAPEAM survey), published articles of the same and legal documents of Mura school and teacher training courses. The research aims to understand if the material "Recitations Dictionaries of Medicinal Plants of the village of São Félix", promote dialogues between the school community (students, teachers, parents and leaders) and non - indigenous, from the perspective of intercultural education.CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoMuitos campos (opcionais) a preencher (opcional), mas torna o preenchimento mais demorado.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaJustamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Rodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Lima, Osmarina Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918Dorzanio, Andreza da Silvahttp://lattes.cnpq.br/83295285331634222019-06-06T20:38:47Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-07T05:03:46Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-07T05:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
The Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school education
title Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
spellingShingle Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
Dorzanio, Andreza da Silva
Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_full Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_fullStr Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_full_unstemmed Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_sort Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
author Dorzanio, Andreza da Silva
author_facet Dorzanio, Andreza da Silva
http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justamand, Michel
http://lattes.cnpq.br/7981122122060818
Rodrigues, Renan Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/5718379036623772
Lima, Osmarina Guimarães de
http://lattes.cnpq.br/8593296452319918
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorzanio, Andreza da Silva
http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
description O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-06T20:38:47Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
identifier_str_mv DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234118603079680